A Internet oferece possibilidades ilimitadas para ganhar dinheiro online. O marketing de afiliados é sem dúvida uma maneira promissora de obter uma renda em tempo integral ou estabelecer uma atividade paralela lucrativa, pois é relativamente simples e fácil de começar.
Mas com um número enorme de marcas que adicionaram esses programas em seu arsenal de marketing, você pode se perguntar quais deles valem a pena e têm mais valor para você.
Este artigo oferece dicas que podem ajudar a filtrar suas escolhas para as plataformas de afiliados mais apropriados para seu interesse.
Entenda como funciona o marketing de afiliados
O marketing de afiliados é uma estratégia na qual uma empresa paga uma comissão a um indivíduo (afiliado) com base nas vendas geradas por meio de suas referências. O objetivo é aumentar o tráfego e as vendas para o site da empresa.
Essencialmente, os afiliados encontram um produto de que gostam, promovem-no para seu público e ganham uma parte do lucro por cada venda que fazem. Um link de afiliado é tudo o que os afiliados precisam para promover um produto ou serviço por meio de uma postagem de blog, um vídeo, uma história em suas mídias sociais ou outro esforço de marketing.
Não existe um perfil único para um parceiro afiliado. Eles variam de indivíduos a empresas que promovem os produtos de uma empresa da melhor maneira possível para clientes em potencial. Quando conduzido corretamente, o marketing de afiliados pode gerar grandes receitas.
Como encontrar plataformas de afiliados
Pesquisa no Google
Pesquisar programas afiliados no Google é a maneira mais direta de encontrar programas afiliados em seu nicho. Simplesmente digite plataformas de marketing de afiliados mais seu nicho ou um produto específico, e você encontrará muitos programas que podem se adequar ao seu tópico ou categoria de produto.
Observe que algumas empresas usam um termo diferente para seu programa de afiliados. A Amazon, por exemplo, o chama de programa de associados, enquanto a Shopify o chama de programa de parceiros. Além disso, certifique-se de que as empresas que você encontrar trabalhem com afiliados de diferentes países.
Verifique o site de uma empresa
Se você deseja se tornar um parceiro afiliado de uma empresa específica, tudo o que você precisa fazer é visitar o site. A maioria das empresas apresenta seu programa de afiliados na parte inferior de sua página inicial, ou seja, no rodapé do site.
Você será direcionado para a página de inscrição do afiliado clicando no link. Além do formulário de inscrição, ele deve fornecer aos potenciais afiliados informações detalhadas sobre o programa.
Diretórios afiliados
Outro local popular para encontrar vários programas de afiliados são os diretórios de programas de afiliados. Muitos diretórios de afiliados gratuitos, como o Affiliate Seeking, são essencialmente bancos de dados contendo diferentes programas online.
Você pode encontrar e comparar facilmente muitos programas de afiliados diferentes em seu nicho que, de outra forma, você poderia ter perdido nesses sites.
O marketing de afiliados é uma ótima maneira de obter renda online, geralmente o único motivo para adotá-lo. Mas não se surpreenda imediatamente com uma taxa de comissão potencialmente alta antes de examinar outros fatores.
As dicas a seguir podem ajudá-lo a tomar uma decisão mais informada antes de se aprofundar no potencial de ganhos do grande conjunto de programas de marketing de afiliados existentes.
Certifique-se de que o negócio tem uma boa reputação
Decida se você vai comercializar marcas proeminentes, marcas menos conhecidas ou ambas. Mas, independentemente do reconhecimento da marca, a parceria com empresas que oferecem produtos de alta qualidade ajudará a manter seu público satisfeito, o que aumenta as chances de construir relacionamentos de afiliados duradouros.
Com o tempo, você ganhará uma boa reputação. Juntamente com uma sólida estratégia de afiliados, eles devem impulsionar seus esforços de marketing e ajudá-lo a envolver melhor seu público. O marketing bem-sucedido de um produto de baixa qualidade só pode fazer com que ele falhe mais rápido e também deve refletir negativamente em sua reputação.
Se você não tem certeza de como uma empresa e seus produtos atraem os clientes, faça uma pesquisa rápida on-line e verifique as opiniões. Você pode verificar sites de avaliação, avaliações do Google, fóruns ou atualizações no site oficial da empresa, juntamente com perfis de mídia social como o Facebook.
Perceber uma alta atividade nas mídias sociais e um aumento no número de usuários ativos faz com que você confie nessas empresas e em seus produtos. Avaliações e críticas positivas e uma baixa taxa de retorno são bons sinais de que o produto ou serviço é de alta qualidade. Se possível, encontrar avaliações existentes de parceiros afiliados anteriores ou atuais também é uma boa opção.